Psiquiatria

A Psiquiatria é uma especialidade médica que se dedica à prevenção, diagnóstico e tratamento das perturbações mentais, emocionais ou comportamentais. Os tratamentos psiquiátricos podem dividir-se em dois grandes tipos: os biológicos e os psicoterapêuticos. A psiquiatria inclui subespecialidades, como a psicopatologia (que estuda os processos que podem levar à insanidade mental), a psicofarmacologia (dedicada à análise dos efeitos dos fármacos nos tratamentos comportamentais, emocionais ou cognitivos) e a sexologia (o estudo esquemático da sexualidade humana).

Neurologia

A Neurologia é a especialidade que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças que afetam o sistema nervoso (cérebro, tronco encefálico, cerebelo, medula espinhal e nervos) e os componentes da junção neuromuscular (nervo e músculos). De entre a patologia abordada pela neurologia encontram-se os seguintes: distúrbios do sono, epilepsia, doença vascular cerebral, neuropatias, mielopatias, doenças neuro-degenerativas, distúrbios neuro-musculares, entre outros.

Cirurgia Vascular

A Cirurgia Vascular é uma especialidade cirúrgica que se dedica ao estudo, diagnóstico, tratamento e acompanhamento das doenças das artérias, veias e vasos linfáticos. Existem dois grandes grupos de doenças vasculares pelas quais a cirurgia vascular é responsável: as doenças por insuficiência arterial, ou por insuficiência venosa. Tromboflebites e varizes encontram-se no grupo de doenças vasculares com maior prevalência na nossa população, o grupo da insuficiência venosa.

Medicina Estética

A Medicina Estética é uma subespecialidade médica cujo objetivo é melhorar e corrigir, alterações da pele não provenientes de doença, como rugas, manchas ou cicatrizes. Tem por objectivos a prevenção e tratamento de todo o tipo de patologia estética; aplicação de técnicas para melhorar a estética e beleza; prevenir o envelhecimento; promoção da saúde e bem-estar físico, mental e pessoal.

Cirurgia Maxilo-Facial

A Cirurgia Maxilofacial dedica-se ao diagnóstico e tratamento de patologias agudas e crónicas do crânio, da face, da cabeça e do pescoço, da cavidade oral e dos maxilares, incluindo a dentição. Entre outras áreas, abrange a traumatologia da face, a patologia oral e das glândulas salivares, a patologia das articulações temporomandibulares, os quistos e os tumores benignos e malignos da cabeça e do pescoço, as lesões do desenvolvimento craniofacial (ex: síndromes craniofaciais, fendas labioalveolopalatinas, deformidades dentomaxilofaciais) e do pescoço (ex: quistos branquiais, quistos e fístulas do canal tireoglosso) e as malformações vasculares cervicofaciais, assim como a cirurgia reconstrutiva, modeladora e estética da cabeça e do pescoço.